>
> >

segunda-feira, 15 de julho de 2013

PENCA DE PERGUNTAS

 - EVANGÉLICO CONTRADIZ OS ENSINOS DA IGREJA E FAZ UM PUNHADO DE PERGUNTAS - 

- Carmem Miranda e suas pencas de balangandãs - 
EVANGÉLICO: - Se a Igreja Católica interpreta a Bíblia de forma coerente entãö miostre algum versículo ou passagem dIizendo;

1. ONDE A BÍBLIA DIZ QUE MARIA INTERCEDE?

2. ONDE A DIZ BÍBLIA  DIZ QUE SANTO INTRCEDE?

RESPOSTA - As duas questões (1 e 2) se resumem em uma apenas, isto é, que os santos podem interceder contrariando a alegação descabida protestante que afirmam que não pode haver outros intercessores além de Cristo escorados nesta passagem bíblica:

"Porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem  que se entregou como resgate por todos. Tal é o fato, atestado em seu tempo... " (1Tim 2, 5-6).

Localize



"Intercessão dos Santos"  em:


3. ONDE A BÍBLIA DIZ  QUE EXISTE O PURGATÓRIO?

O Termo "Purgatório" não aparece na Bíblia, como também a Expressão "Santíssima Trindade e a própria palavra "Bíblia", porém, em diversas partes encontramos indícios de que efetivamente  existe esta outra oportunidade de purificação segundo a infinita misericórdia de Deus. Isto está exposto em meu artigo seguinte:


4. ONDE A BÍBLIA DIZ QUE POEMOS REVERENCIAR IMAGENS?

Pelo contrário! Quem proíbe as imagens são só os protestantes, muçulmanos, judeus e Satanás. Deus, pelo contrário, as manda fazer. No texto indicado a seguir está explicado isso com mais detalhes:


5. ONDE A BÍBLIA QUE A TRADIÇÀO CATÓLICA  É A TRADIÇÃO DA VERDADEIRA IGREJA DE CRISTO?

Todos os evangélicos têm as suas tradições humanas, pelo menos no que se refere ao modo de interpretação bíblica que caracteriza cada denominação. A Igreja Católica, porém, conserva a tradição apostólica mencionada nos escritos dos primeiros cristãos, especialmente Ireneu de Lyon e Eusébio de Cesareia. Veja melhores detalhes em:





6. ONDE A BÍBLIA DIZ QUE A IGREJA ROMANA É A VEADEIRA IGREJA?

Volte no início deste artigo e clique na imagem ali exposta. Acessando meu artigo "7 coisas que católicos não podem fazer", ali encontrará logo no início a resposta para esta pergunta.

7. ONDE A BÍBLIA DIZ QUE DEVEMOS ORAR AOS MORTOS?

Expressão ambígua. Se se tratar de pedir sua intercessão veja resposta aqui mesmo nas questões 1 e 2. Se o sentido se refere à oração em favor dos mortos veja o seguinte:



8. ONDE A BÍBLIA DIZ QUE DEVEMOS ACEDER VELAS PARA OS  MORTOS?

A vela simboliza Cristo, a luz do mundo (Jo 1,9). Acendê-la no túmulo de uma pessoa amada é uma manifestação de amor, própria do verdadeiro cristão. Fico admirado em observar como foi colocado nos corações dos evangélicos um esquisito desprezo pelos que deixaram esta vida. Por eles não rezam (até adulteraram a acepção deste termo), pois cuidam que se já estão no céu, não precisam de nossa oração; se estão no inferno, tais orações serão inúteis, esquecendo-se que a Bíblia fala de um terceiro lugar de purificação chamado Purgatório segundo podemos ler em Mt 5,26; Lc  16,9; Mt 12,32; Mt 12,36; Mt 18,34; 1 Cor 3,13-15; Mt 18, 32-35; Lc 12,47; Lc 16,9; Cl 3,25; Hb 12,14; Hb 12,14; I Pe 3,19; Ap 21,27); mais testemunhos da Igreja primitiva e arqueológicos. Acesse PURGATÓRIO - INVENTADO EM 503, 593, 787, 1438...:



9. ONDE A BÍBLIA DIZ QUE DEVEMOS ACEDER VELAS PARA OS  SANTOS?

Santos são todos os que já estão no gozo de visão beatífica de Deus segundo está escrito:  "Procurai a paz com todos e ao mesmo tempo a santidade, sem a qual ninguém pode ver o Senhor." (Hb 12,14).

Peço ao querido leitor que leia atentamente o raciocínio que passo a desenvolver a partir desta passagem.

Pelo batismo tornamo-nos uma só coisa com Cristo: "Porque se nos tornamos uma coisa só com ele por uma morte semelhante à sua, seremos uma coisa só com ele também por uma ressurreição semelhante à sua..." (Rm 6,5). 

Ora, se somos uma só coisa com Cristo, segue-se que a nossa prece é também a dele.  Se somos seus membros, com exceção do pecado, todos os nossos pensamentos, palavras, atos e sofrimentos, será ele mesmo  quem o faz. 

Desta forma, São Paulo, com toda propriedade exclama: "Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim. A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim" (Gálatas 2, 20). 

Porém a nossa comunhão com Cristo se torna imperfeita na medida de nossos pecados. Em consequência, nossas preces serão as do próprio Cristo de conformidade com a nossa santidade nesta vida, e é por isso que nem sempre somos atendidos, enquanto as pessoas de maior santidade quase sempre o são.

Aqui estou desenvolvendo com mais detalhe estas considerações:



As almas que subiram aos Tabernáculos Eternos (Lc 16, 9), por sua santidade, gozam da perfeita comunhão com Cristo, donde nossos pedidos para que intercedam por nós, o que, na verdade, corresponde a pedirmos ao próprio Cristo. Quanto às velas já ficou isto exposto na questão n.º 8 acima.

10. ONDE A BÍBLIA QUE DIZ SÓ A IGREJA CATÓLICA APSTÓLICA ROMANA SALVA?

Se a Igreja de Cristo (que é a Igreja católica), é o próprio Cristo, sendo seu corpo e sua plenitude (Ef 1,22-23), quem diz que ela não salva, terá de admitir que Cristo também não salva.

Mas a Igreja católica é a Igreja de Cristo?

Bem, como todas as igrejas cristãs foram fundadas por homens, a Igreja católica não é exceção. O homem que a instituiu foi Jesus Cristo, o Verbo de Deus encarnado, Filho unigênito de Deus Pai.

Dizem que foi Constantino quem a fundou. Mas como, se quando tornou-se imperador já existia um papa? E quem era este papa? Era São Melquíades, tendo subido ao trono pontifício em 311, tendo reinado por três anos, falecendo em 314. 

Ah, sim!!!! O seu antecessor era Santo Euzébio eleito em 309, reinando até 310 quando foi desterrado pelo imperador Maxêncio. Dos 30 papas antecessores de Santo Euzébio somente dois não sofreram martírio. Então, como foi que Constantino fundou esta Igreja? Se não foi Constantino quem a teria fundado a não ser o próprio Cristo? Portanto, quem diz que a Igreja Católica não salva, como já explicado acima, está igualmente afirmando também que Cristo não salva.

11. ONDE A BÍBLIA DIZ QUE O CHEFE DA IGREJA DEVE SER OBEDECIDO?

Se o próprio Cristo foi obediente até à morte, é sinal obedecer á uma grande virtude. O primeiro desobediente foi Satanás o qual inspirou Lutero a desobedecer a Igreja para fundar outra "igreja" que, por sua vez já nasceu dividida e hoje já se encontra pulverizada em milhões de seitas e micro-seitas.


Deus ama a obediência e amaldiçoa as rebeliões castigando severamente seus promotores. Ele rejeita e abomina seus cultos como feitiçaria e idolatria:"Agrada-se a Javé com holocaustos e sacrifícios como se agrada com a obediência à sua palavra? Sim, a obediência é melhor do que o sacrifício, a docilidade mais do que a gordura dos carneiros. PECADO DE FEITIÇARIA, eis o que é a rebelião, UM CRIME DE TERAFIM, eis o que é a presunção! Porque rejeitaste a palavra de Javé, ele te rejeitou..." (1Sm 15,22-23)


12. ONDE A BÍBLIA DIZ QUE A IGREJA PODE APROVAR ALGUÉM CONO SANTO?


OPORTUNAMENTE IREI RESPONDER TUDO. Entretanto, se lerem o que segue à 15.ª pergunta, verão que nem é necessário responde nenhuma das 15, parte das quais já foram respondidas.

13. ONDE A BÍBLIA DIZ QUE TEM AUTORIDADE P LISTAR PECADOS GRAVES E MENOS GRAVES?

14.  ONDE A BÍBLIA DIZ QUE SÓ A IGREJA CATÓLICA TEM ALTORIDADE NA BÍBLIA?

15. ONDE A BÍBLIA DIZ QUE QUEM N TEM CULPA DE N CONNHECER A IG. CATÓLICA É SALVO?

Isso n seria CONTRADIÇÀO? Essa  é a coerente interpretação da Igreja  Romana,?

RESPOSTA NO GERAL

Os protestantes dizem ter tirado suas doutrinas diretamente da Bíblia; mas, com a Igreja Católica, deu-se o contrário. 

Foi  a Bíblia que recebeu muitas das doutrinas por ela ensinadas. Foi ela que a escreveu, porém nem tudo foi posto por escrito, segundo disse João:

"Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livrosque se deveriam escrever."  (Jo 21,25).

Que coisas fez Jesus que não foram escritas? 

- Ensinos muitas vezes mencionados resumidamente: "ensinando em suas sinagogas" (Mt 4,23); 

- ensinos ministrados somente aos apóstolos (Mt 13,11); 

- liturgias, instruções diversas expressas resumidamente como "... falando das coisas do Reino de Deus" (Atos 1);

- ou simplesmente "pregando o Evangelho(Mt 9,35) etc.

É claro que se nem tudo pôde ser escrito com relação a Jesus, muito menos poderia ser com relação aos apóstolos:

"Apesar de ter mais coisas que vos escrever, não o quis fazer com papel e tinta, mas espero estar entre vós e conversar de viva voz, para que a vossa alegria seja perfeita. Saúdam-te os filhos de tua irmã, a escolhida" (2Jo 1,12-13)

"Tinha muitas coisas para te escrever, mas não quero fazê-lo com tinta e pena. Espero ir ver-te em breve e então falaremos de viva voz. A paz esteja contigo! Os amigos te saúdam. Saúda os amigos cada um em particular" (3Jo,13-16)

"Se alguém tem fome, coma em casa. Assim vossas reuniões não vos atrairão a condenaçãoAs demais coisas eu determinarei quando for ter convosco(1Cor 11,34)

MUITO DO QUE NÃO FOI ESCRITO FICOU NA MEMÓRIA. O ESPÍRITO SANTO NOS FAZ RECORDAR TUDO O QUE CRISTO NOS PRESCREVEU (São João 14,26)

Quando Jesus a enviou às nações, ainda não existia sequer uma linha escrita do Novo Testamento:

"Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo" (Mt 28, 17-20).

A BÍBLIA É O LIVRO DA IGREJA CATÓLICA; AS IGREJAS PROTESTANTE SÃO AS IGREJAS DO LIVRO . O PIOR: É QUE  O ALICERCE DE SEUS ENSINOS, QUE É A SOLA SCRIPTURA SEQUER ESTÁ ESCRITO NA BÍBLIA.


POSTAGEM SEGUINTE - Nos anos 70-140 o número de seitas dentro da Igreja foi enorme. Basta recordar as dos ebionitas, satornilos, alobianos, severianos, apotácticos, sacóforos e hidropasianos entre outras. Quase todas elas tinham como base intelectual o gnosticismo dualista (dois princípios vitais) e esotérico...

PRÓXIMA POSTAGEM - 1- Mostrar Biblicamente que a Igreja Católica Apostólica Romana é a Igreja de Cristo, sendo por isso infalível. RESPOSTA: - Nisto você tem razão. Não podemos nos valer da Bíblia para estabelecer a identidade entre a atual Igreja Católica e a Igreja primitiva, porque isto se faz somente através...

Nenhum comentário: