>
> >

domingo, 12 de agosto de 2012

A IGREJA, A BÍBLIA E O PROTESTANTE

1º. CRITÉRIO DE ANTIGUIDADE - Se uma instituição religiosa diz ter diz ter 2.000 anos de história e por isso é verdadeira, isso não diz nada. O Budismo, se eu não estiver enganado, tem pelo menos 3.000 anos então a idade de uma instituição religiosa, não é o que conta....

RESPOSTA: - No caso, o critério de antiguidade só vale para os que se dizem cristãos. O Budismo tem de 2400 a 2600 anos e não tem nada de cristão.


LEMBRETE: Faça suas pesquisas no

Índice das Mentiras contra a Igreja Católica 




2º.1 - AUTORIDADE DOS LEGÍTIMOS ENVIADOS DE CRISTO - Se uma instituição religiosa decide as regras, não baseadas em Deus e na Bíblia, e sim baseadas em um líder religioso, ou líderes religiosos, que criam regras, podem mudar algumas regras, e sustentam que Deus deu autoridade para para tal coisa, isso é errado...



RESPOSTA: - É bem aqui que o caldo entorna! Os legítimos enviados de Cristo devem ter autoridade da mesma forma que a tinham os escribas a fariseus quando formalmente ensinavam: "Os escribas e fariseus estão sentados na cátedra de Moisés. Portanto, FAZEI O OBSERVAI TUDO QUANTO VOS DISSEREM..." (Mt 23,2). O próprio Cristo lhes reconhece a autoridade e determina que os seus os obedeçam.



2º.2 - SOLA SCRIPTURA; JUÍZO TEMERÁRIO;  INTERPRETAÇÃO PESSOAL - A Bíblia é a regra de quem serve a Deus. Se não é seguida é como dizer que Deus permite mudanças; o que era certo, agora é errado; o que era errado agora é certo,.. Deus teria duas palavras... Mas a palavra de Deus é a Bíblia. ...Se uma instituição religiosa, tem regra de fé, baseada na salvação pela religião, não é baseada na Bíblia e em Deus e seu filho Jesus Cristo, único mediador entre Deus e o Homem, palavra Bíblica, então está errada...



RESPOSTA: - Vários erros: 1. Regra de fé somente quando corretamente interpretada. Além disso, a Bíblia mesma nos indica que existem outras fontes de fé (Lc 10,16; II Ts 2,15); 2. ninguém pode se arvorar em juiz para julgar a Coluna e Sustentáculo da verdade (1Tm 3,15) que é a Igreja de Cristo; 3. A Bíblia condena a interpretação individual das profecias: "Antes de mais nada, sabei isto: que nenhuma profecia da Escritura é de INTERPRETAÇÃO PESSOAL" (2Pd 1,20). Esta proibição se estende também às demais Escrituras: "... cartas, nas quais fala nestes assuntos. Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras" (II São Pedro 3,15-16)

3º. - CRISTO, NOSSO ÚNICO MEDIADOR - Jesus Cristo é o único mediador, outro não há...

RESPOSTA: - Correto, porém não o é como entendem os protestantes, senão, como explicar as palavras de Cristo incentivando-nos a orar até por nossos perseguidores? (Mt 5,44). Se tal fosse proibido ninguém mais poderia orar uns pelos outros.

A explicação disso é dada por São Paulo: "Porque se nos tornamos uma coisa só com ele por uma morte semelhante à sua, seremos uma coisa só com ele também por uma ressurreição semelhante à sua..." (Rm 6,5). 

Se somos membros do corpo de Cristo, a nossa oração é fundamentalmente a do próprio Senhor Jesus. É, pois, nesse sentido que Cristo é o único mediador entre o Pai e os homens.

4º A BÍBLIA, UM LIVRO FALSO - Se uma instituição religiosa, não baseia sua regra de fé na Bíblia, é falha... Mas a Bíblia é a palavra Deus e verdade.... Se tem outras regras, é o mesmo que considerar a Bíblia como um livro falso... ou como um livro meio verdadeiro e meio falso... Então a instituição religiosa que diz ter criado a Bíblia, escreveria um livro que não teria 100% de verdades, pois que não segue o que escreveu..


RESPOSTA: - A Igreja não pode limitar seus ensinos ao que está escrito na Bíblia, porque, no que concerne às prescrições de Jesus, foi ela que parcialmente escreveu (ver: "Nem toda a Verdade está na Bíblia"). Quando Cristo enviou sua Igreja para que ensinasse todas as nações (Mt 28,20), não existia uma única linha do Novo Testamento. Ainda: Cristo sequer havia determinado que seus discípulos a escrevessem.

5º.1 NOVO TESTAMENTO ESCRITO PELA IGREJA - Se uma instituição religiosa sustenta que a Bíblia foi criada pela mesma,. mas diz que Deus não mandou que escrevessem a Bíblia...

RESPOSTA: - E mandou? Livro, capítulo e versículo, por favor.


5º.2 ... então Deus teria permitido que sua Igreja escrevesse algo que Ele o Senhor dos Senhores não mandou? 

RESPOSTA: - Claro que permitiria. Não foi o próprio Deus que disse "o que ligardes na terra será ligado nos céus?". A verdade é que vocês acham que a Igreja católica se confunde com suas próprias igrejas fundadas por homens a partir do século XVI. Claríssimo que estas não têm nenhum tipo de autoridade. A Igreja católica é a coluna e sustentáculo da verdade (1Tm 3,15)

5º.3 OBEDIÊNCIA PARCIAL DA BÍBLIA -  Permitiria Deus , que Sua Igreja teria um livro que não é para ser todo seguido? Se Deus não mandou que a Bíblia fosse escrita, por que Deus com todo o seu poder, não tirou de circulação?

RESPOSTA: - A Igreja Católica é a única que observa a Bíblia em sua totalidade. A Bíblia contém a santíssima palavra de Deus. Portanto ela é toda verdade. Porém, devemos entender que nem tudo foi escrito como diz o próprio João Evangelista. A Igreja é o Corpo de Cristo o qual é a sua cabeça. O que ela formalmente disser será também considerado a santíssima palavra de Deus. Portanto pecam gravemente aqueles que se recusam dar-lhe ouvidos (Mt 18,17) e São Paulo diz com toda firmeza: "Por isso é que também nós não cessamos de dar graças a Deus, porque recebestes a palavra de Deus, que de nós OUVISTES, e a acolhestes, não como palavra de homens, mas como aquilo que realmente é, como palavra de Deus, que age eficazmente em vós, os fiéis". (I Tessalonicenses 2,13)

5º.3 REGRAS PARA SER SEGUIDAS E PARA NÃO SER SEGUIDAS - E por que a Bíblia é a verdade, a regra para todo Cristão; quem não segue tudo, é como crer que a instituição que escreveu, colocou falhas na Bíblia, ou que Deus não é 100% infalível, permite que um livro escrito não por ele, mas por sua igreja, tenha regras a ser seguidas e regras para não ser seguidas, um livro falho..

RESPOSTA: - Falha de julgamento de sua parte. A Igreja católica é a única que observa integralmente a Bíblia. Um exemplo: Você observa a Bíblia quando esta o manda ouvir a Igreja? A Bíblia diz que a Igreja é o sustentáculo da verdade. É claro que você não aceita isso! A Bíblia diz que as portas do inferno não podem prevalecer contra a Igreja. Você não acredita nisso porque admite que ela se deixou vencer pelo erro.

6º - A IGREJA ENSINA COISA CONTRÁRIAS À BÍBLIA - Quem lê a Bíblia certamente não vira católico, porque o que na Bíblia está escrito, é contrário a muitas coisas da fé católica... Por isso que só a ICAR diz poder interpretar a Bíblia, para não contrariar as coisas católicas que a Bíblia não diz....

RESPOSTA: - Mais uma coisa que você desobedece a Bíblia: ela diz que não é de pessoal interpretação e que há nela muitas passagens que indoutos e incautos interpretarão para sua própria perdição. Não obstante, você, acreditando-se sábio e infalível,  acaba julgando a Igreja com seu juízo inteiramente humano e falho.

Nenhum comentário: